É fato que um dos grandes desafios das sociedades contemporâneas é cuidado com o meio ambiente. Toda e qualquer atividade humana gera resíduos e, por isso, cada vez mais, a humanidade busca por soluções a fim de diminuir tamanho impacto ambiental.
Antes de tudo, é preciso ter em mente do que se trata o gerenciamento de resíduos sólidos.
Gerenciamento de resíduos sólidos se refere ao conjunto de procedimentos de planejamento, implementação e gestão que visa reduzir a produção de novos resíduos e proporcionar a coleta, transporte, armazenamento, tratamento e destinação final de resíduos.
Para saber mais sobre tais procedimentos, acesse o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, documento relevante neste tema, que lista e descreve tais ações.
Ah, e não podemos esquecer de relembrar o conceito de resíduos sólidos (previsto na Lei 12.305/2010 Art. 3° Inciso XVI): “material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder, nos estados sólido ou semissólido, bem como gases contidos em recipientes e líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d’água
